sexta-feira, 15 de novembro de 2019

"BASTA PENSAR NAS INFINITAS OPORTUNIDADES EM QUE UMA PESSOA, UM GRUPO, UM PAÍS MUDARAM DE DIREÇÃO E ALTERARAM SUAS HISTORIAS PORQUE ALGUÉM DISSE O QUE DISSE. DA MESMA MANEIRA, RECONHECEMOS QUE A HISTORIA (INDIVIDUAL OU COLETIVA) PODERIA TER SIDO MUITO DIFERENTE DO QUE FOI SE ALGUÉM TIVESSE SE CALADO, SE NÃO TIVESSE DITO O QUE DISSE" (ECHEVERRIA)

2 FATOS HISTÓRICOS E ACONTECIMENTOS QUE CONFIRMEM TAL REFLEXÃO 

Um fato histórico que podemos falar foi a escravidão onde negros eram mandados para áfrica para trabalhar assim tendo a mão de obra mais barata, eram mal tratados e torturados. Mas em 1888 após os maus tratos e torturas os negros foram libertos perante a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.



O segundo fato histórico que podemos falar foi a Segunda Guerra Mundial onde envolveu sentenças de nações de forma direta ou indireta, o número de mortos superou. Outra característica foi a supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda, quer dizer que nenhum  dos envolvidos selecionou deus objetivos militares excluindo os civis. A Segunda Guerra é considerada como uma verdadeira guerra mundial, sendo uma consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial. A rendição da Alemanha Nazista veio no dia 7 de maio de 1945, nas mãos do falecido Karl Dönitz. Por isso, em vários lugares do mundo, como na Europa, celebra-se o fim da Segunda Guerra Mundial no dia 8 de maio. Isso porque ficou previsto o "cessar-fogo" das tropas aliadas em relação aos nazistas exatamente nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário